O QUE É UM MODELO DE MATURIDADE DEPARTAMENTAL?
O Modelo de Maturidade Departamental - MMD é uma ferramenta de benchmarking, elaborada para que você possa desenha-la e analisar o futuro da sua área/departamento, ao invés de focar em técnicas que não fazem sentido à sua realidade, o MMD foca no caminho, indicando passo a passo, como sua empresa deve evoluir. Por fim, é uma ferramenta para construção de planos de melhoria e para transformações culturais.
Esta publicação demonstra o estudo, desenvolvimento e aplicação de um Modelo de Maturidade Departamental, elaborado sob as principais tendências dos mercados de Enterprise Service Management e de Information Technology Service Management, tendo como premissa o incentivo à transformação digital das organizações sob uma visão de experiência do usuário.
O livro fornece uma ferramenta para ajudar os departamentos organizacionais em sua evolução e alinhamento com o negócio, com base em técnicas consagradas como o Balanced Scorecard.
São 5 níveis de maturidade típicos que encontra-se nos departamentos organizacionais: caótico, reativo, proativo, de serviço e de valor agregado, cada qual enfrentando desafios a nível de pessoas, processo e produto, com visões e perspectivas distintas de negócio.
OS NÍVEIS DE MATURIDADE ●
PESSOAS ●
PROCESSOS ●
PRODUTO ●
POR QUE APRENDER SOBRE O MMD?
Esta ferramenta oferece uma análise testada e consagrada com mais de 100 empresas sobre como está a realidade de suas áreas departamentais, e oferece um plano de ação conciso de qual o próximo passo que deve-se buscar afim de entregar mais valor ao cliente, trabalhando os pilares de pessoas, processos e produtos sobre perspectivas estratégicas ligadas diretamente o dia a dia da sua equipe.
TEMAS ABORDADOS
O livro traz uma revisão literária sobre os temas de gestão estratégica e maturidade organizacional, demonstrando como o assunto se conecta a entidades como escritórios de projetos e serviços, e com boas práticas de gestão de serviços e de inovação. A partir dessa análise-se o livro exemplifica:
-
Quais fatores devem ser levados em conta ao elaborar sua linha de base de maturidade;
-
Como Pessoas, Processos e Produto devem ser balanceados no desdobramento da estratégia;
-
Como as perspectivas Financeira, de Cliente, de Processos internos, de Processos Externos e de Aprendizado e crescimento impactam no desdobramento da sua estratégia;
-
Como se dá o amadurecimento típico das empresas;
-
Como Analisar o seu Modelo de Maturidade Departamental;
Raphael da Costa:
"A maioria das empresas se vêem perdidas em silos departamentais que impedem seus times de colaborarem, processos excessivos e tecnologias desconectadas das pessoas que as usam criam um abismo entre o trabalho que precisa ser feito e os clientes que precisam ser atendidos. Um Modelo de Maturidade Departamental oferece uma leitura do ambiente empresarial e indica o próximo passo de evolução necessário para acabar com os silos departamentais.“
MATERIAL DE APOIO
● Leia posts e artigos sobre Maturidade Organizacional
● Baixe o Template do MMD
● Adquira o livro
● Aprenda com nosso treinamento