PROJETOS
Edificação atual revitalizada
Vista fachada sul
Corte esquemático da edificação
Edificação atual revitalizada
LESA GREEN BUILDING
Projeto de expansão proposto para o laboratório de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Viçosa.
Foram elaborados desde a concepção arquitetônica até o lançamento estrutural, juntamente com os projetos elétrico, hidráulico, fotovoltaico e de acesso e segurança, além da análise financeira das tecnologias verdes instaladas, provando que a edificação se paga dentro de sua vida útil.
O grande desafio do projeto consistia em propor uma edificação verde, mas que não se restringisse apenas aos aspectos das certificações. Dessa forma diversos fatores foram levados em conta no dimensionamento da edificação, além dos próprios pontos levantados por certificações como LEED, AQUA-HQE, Net-zero, C2C entre outras.
Foi realizado um estudo detalhado de cada ambiente, bem como uma matriz de relação de elementos, foram levantados para cada laboratório fatores relativos à carga térmica de utilização, espaço ocupado e necessário para manuseio.
CONJUNTO COLONIAL
Conjunto residencial + conjunto comercial, construídos sobre alvenaria convencional em estilo colonial.
Área construída de cada casa ≈ 84m2
Área útil de cada casa ≈ 65m2 - sem garagem
Área construída de cada loja ≈ 100m2
Área útil de cada loja ≈ 93m2
A ideia do projeto é conseguir aproveitar ao máximo as condições do ambiente, como iluminação natural e ventilação cruzada. Uma claraboia é posicionado no centro da edificação, proporcionando uma parcela de iluminação para todos os cômodos, e facilitando a captação e reaproveitamento de água pluvial pelo caimento.
Estudando o fluxo de ventos na região, posicionou-se as janelas de modo a garantir uma ventilação natural que diminua a necessidade de dispositivos reguladores de temperatura.
STIENS CASE
Projeto desenvolvido como parte do programa de intercâmbio. O projeto consiste na solução de um problema de abastecimento para um vilarejo local, o vilarejo de Stiens, que sofria com problemas relativos à demanda de abastecimento urbana. O local possuía planos de expansão, mas ao mesmo tempo deveria estar preparada para decrescer, um problema que ainda é novo para muitos projetistas.
O maior desafio do decrescimento de redes urbanas de abastecimento de água se dá quanto a água parada, e à garantia da qualidade da água nas tubulações sujeita a riscos inerentes a proliferação de microorganismos em ambientes úmidos e escuros.
A solução se baseia no estudo de padrões de consumo locais, bem como análise computacional e adoção de um modelo de rede ramificada, não circular, com inclinações adequadas capazes de garantir que a água fique o menor tempo possível na tubulação.
Análise computacional de vigas
Análise computacional de vigas
Análise computacional de vigas
Análise computacional de vigas
MEFLEX
Meflex é um software de análise computacional de vigas pelo método das forças, ou método da flexibilidade. O programa foi criado como parte das avaliações em Teoria das Estruturas II, da Universidade Federal de Viçosa. O código foi escrito em Visual Basic, baseado no Pseudo código Portugol, indicado pelos docentes Rita de Cássia Alvarenga e Márcio Sampaio S. Moreira.
O Software é uma solução visual para o problema, sendo intuitivo e extremamente útil no estudo de carregamento em vigas, para fins didáticos.
O software pode ser baixado clicando aqui
EDIFICAÇÃO DE BAIXO CUSTO
A pedido do cliente o projeto foi dividido em duas etapas, a primeira sendo a construção da ala comercial, a segunda sendo a construção de uma Kitnet, totalizando um empreendimento de 170m2 construídos em Mucugê-BA.
Trata-se de uma edificação que engloba diversas técnicas econômicas, a fim de diminuir o custo final da obra. Ainda assim a edificação conta com conceitos de sustentabilidade, como um efeito chaminé para melhoria do conforto térmico, materiais reaproveitados na decoração, painéis verdes e reaproveitamento de água da chuva.
A edificação possui um custo cerca de 40% menor do que a média para empreendimentos padrões regionais indicada pelo CUB.